Você sabia que exsite um tipo de aposentadoria para aqueles que não conseguiram contribuir com o INSS? Confira aqui!Aposentadoria para quem não
Você sabia que exsite um tipo de aposentadoria para aqueles que não conseguiram contribuir com o INSS? Confira aqui!
Aposentadoria para quem não consegue contribuir com o INSS. Muitas pessoas não sabem, mas existe uma aposentadoria para aqueles que nunca, de forma alguma, contribuíram para a Previdência Social ou com o governo.
Essa aposentadoria, por sua vez, é referente a um salário mínimo destinada a pessoas que possuem baixa renda e que não tiveram oportunidade de construir uma carreira ao longo da sua trajetória.
De fato, as pessoas que passam a ter direito a esse benefício precisam ter mais de 65 anos de idade, ou ter qualquer idade caso possua alguma incapacidade que influenciou diretamente na condição de não emprego.
Em vista disso, além de ter uma idade mínima ou comprovar incapacidade, para conseguir esse benefício também é necessário comprovar que a família não possui condições de manter este idoso ou essa pessoa que possui alguma deficiência, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial. Esse benefício está na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), conhecido por muito como Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Veja também
Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras
Famílias com crianças autistas conseguem autorização para sacar o saldo do FGTS
Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep
A única diferença desse benefício em relação às aposentadorias e às pensões é que as anteriores possuem décimo terceiro salário e o BPC não. Por conseguinte, é importante deixar claro, também, que a avaliação para a concessão desse benefício é feita por uma assistente social.
Portanto, é fundamental que o sujeito que esteja necessitando desse benefício, que leve no INSS quando for solicitá-lo, no dia de protocolar o pedido, um estudo que foi feito pela assistente social. Por fim, o INSS pode negar esse benefício em três situações, sendo essas: a pessoa não possui a idade mínima, não consegue comprovar a incapacidade ou quando não consegue comprovar que a família possui renda baixa.
COMENTÁRIOS