HomeCOTIDIANO

Anvisa aprova importação de medicamentos para tratamento de câncer

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou a importação de radiofármacos, medicamentos utilizados no tratamento de câncer, mesmo sem

Saiba como consultar seu número do SUS
Especialistas dizem que planos de saúde podem sofrer aumento com aprovação de lei sobre o rol da ANS
Sem chocolate: problema climático pode encerrar a produção do doce no mundo

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou a importação de radiofármacos, medicamentos utilizados no tratamento de câncer, mesmo sem registro definitivo no país.

A decisão foi comunicada em reunião dos diretores da Agência, nessa terça-feira. O diretor-presidente Antonio Barra Torres ressaltou a necessidade da importação urgente dos radiofármacos, para não interromper o tratamento de câncer de pacientes da saúde pública, mesmo sem considerar este o procedimento ideal.

Barra Torres acrescentou que a Agência não controla a fabricação de remédios, e sim cuida da regulação dos produtos farmacêuticos para utilização no país.

Veja também

Ou seja, se a indústria nacional de algum remédio desiste de fabricá-lo, a Anvisa só tem o poder de informar o Ministério da Saúde e recomendar a importação.

A Anvisa considerou critérios e procedimentos temporários e excepcionais para importação de radiofármacos. Ainda segundo o diretor Antonio Barra Torres, a Agência recomenda que se revise a política de fabricação, no Brasil, de medicamentos que a iniciativa privada não tem interesse em fazer.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0